Bolsa Viva Bem já assiste mais de três mil pilarenses

HomeAssistência SocialBolsa Viva Bem já assiste mais de três mil pilarenses

Bolsa Viva Bem já assiste mais de três mil pilarenses

Mais que um programa de transferência de renda direta para pessoas de baixa renda, o Bolsa Viva Bem Pilar é uma política de proteção social que mudou a realidade de famílias inteiras. Já são três mil beneficiários em cinco anos do projeto que transferiu, até agosto de 2021, quase R$ 7,5 milhões à população pilarense.

Tem direito ao auxílio quem possui renda mensal de até R$ 170. Para receber, mensalmente, o valor de R$ 100, o beneficiário deve ter seu nome registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Se tiver filhos, ele também deve manter atualizada a caderneta de vacinação de cada uma das crianças com até sete anos de idade.

Já as gestantes têm de fazer o pré-natal, enquanto as crianças e adolescentes (com até 17 anos) precisam estar matriculados na rede regular de ensino, com frequência mínima obrigatória de 85% para os estudantes com até 15 anos. Os adultos que ainda não são alfabetizados, por sua vez, devem estar inscritos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Assistente social do Município, Sarah Janine da Silva é a coordenadora do projeto que tem como meta fortalecer o acesso, pelos mais vulneráveis, aos serviços de saúde, educação e assistência social. Um deles é o Prato Cheio – que fornece refeições cujo cardápio tem a supervisão de profissionais da Prefeitura, promovendo a segurança alimentar e nutricional indispensável no combate à fome. “Nós realizamos todo o acompanhamento familiar para garantir que as famílias contempladas sejam devidamente assistidas, tendo acesso a todos os direitos sociais”, explica a coordenadora, destacando o apoio incondicional do prefeito Renato Filho.

Beneficiária há mais de três anos do Bolsa Viva Bem Pilar, Maria Daniele dos Santos conta que a ajuda tem sido fundamental para equilibrar as contas.

“Esse dinheiro ajuda bastante porque, com ele, consigo comprar leite, fuba e algumas outras coisas. A bolsa já me ajudou, inclusive, a fazer o enxoval da minha filha. Até consigo pagar uma conta de água, além de outras despesas da casa, e é por isso que só tenho a agradecer ao prefeito Renato”, relata a moradora do Pilar.