Pilar recebe Prêmio Município Amigo da Mulher

HomeSaúdePilar recebe Prêmio Município Amigo da Mulher

Pilar recebe Prêmio Município Amigo da Mulher

Priorizar a política de assistência à mulher é uma finalidade precípua de toda gestão comprometida com o social. E em reconhecimento às ações voltadas ao público feminino, a Prefeitura do Pilar conquistou a 3ª edição do Prêmio Município Amigo da Mulher, honraria concedida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

A seleção das 12 cidades contempladas aconteceu por meio de inscrição via edital, mediante envio de relatório contendo as ações desenvolvidas em cada município. A solenidade de premiação no Hotel Jatiúca, em Maceió, contou com a presença de várias autoridades, a exemplo da secretária da Mulher, Maria Silva.

“A premiação é mais uma oportunidade de reconhecer o empenho dos gestores na promoção de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a secretária, acrescentando que a defesa dos direitos da mulher deve sempre acontecer com vistas à igualdade de gênero, fortalecendo, assim, o combate às diversas manifestações de machismo, sexismo e misoginia. “Faço aqui um registro especial em relação a algumas cidades, e Pilar é uma delas. O prefeito Renato Filho e sua equipe estão de parabéns”, emendou a secretária em discurso aos presentes.

Secretária de Assistência Social do Pilar, Mônica Benvindo também participou da cerimônia. Para ela, o reconhecimento é consequência de um esforço conjunto. “Tudo isso também é resultado do investimento que a Prefeitura faz em áreas como saúde e educação. Hoje, Pilar assiste sete mil famílias por meio dos programas Prato Cheio e Bolsa Viva Bem, e a grande maioria delas é liderada por mulheres”, afirmou a secretária, destacando também que, em Alagoas, o Município é o 2º colocado no ranking do Previne Brasil, programa do governo federal destinado à atenção primária em saúde.

Some-se a isso a recém-inaugurada Casa da Mulher Pilarense. Idealizado pela deputada Fátima Canuto, o espaço oferta várias especialidades médicas, garantindo atendimento psicossocial, ginecológico e obstétrico, além de mastologia, ultrassonografia, mamografia e cardiotocografia, entre outros serviços, como yoga, pilates e hidroginástica.

“Já no combate à violência contra a mulher, fizemos mais uma grande campanha por ocasião do Agosto Lilás, quando a mulher pilarense foi protagonista. Agora, trabalhamos também para entregar a ‘Unidade Amiga’, espaço especialmente destinado ao acolhimento do público LGBTQIA+”, emendou a gestora, explicando que o projeto de lei para criação da unidade tramita na Câmara de Vereadores do Pilar.

O prefeito Renato Filho, por sua vez, parabenizou a equipe da Semudh pela iniciativa e reafirmou seu compromisso com o bem-estar e a defesa dos direitos da mulher alagoana. “Vamos fortalecer ainda mais o nosso trabalho em prol da mulher pilarense, seja com a Casa da Mulher, do acolhimento à vítima de violência à oferta de diversas especialidades médicas, a exemplo do diagnóstico precoce do câncer de mama, seja com as demais ações voltadas ao empoderamento feminino”, discursou Renato Filho.