Pioneira, Pilar vai ganhar robô para cirurgias minimamente invasivas

HomeSaúdePioneira, Pilar vai ganhar robô para cirurgias minimamente invasivas

Pioneira, Pilar vai ganhar robô para cirurgias minimamente invasivas

Cuidar bem das pessoas passa, prioritariamente, pelo investimento ininterrupto em saúde pública e de qualidade. E é visando aprimorar a assistência prestada à população pilarense que o prefeito Renato Filho anunciou, durante o lançamento da 1ª Expo’21, em São Miguel dos Campos, que Pilar vai ganhar seu primeiro robô para cirurgias minimamente invasivas.

A aquisição representa um salto de qualidade na realização de procedimentos cirúrgicos em que a tecnologia é uma grande aliada. De acordo com o prefeito, o Município deve receber o robô Da Vinci, considerada a mais moderna e inovadora técnica cirúrgica da atualidade, presente em poucos centros hospitalares do país.

E as vantagens da cirurgia robótica saltam aos olhos, visto que reduz a perda de sangue e o risco de infecção, além de proporcionar uma recuperação mais rápida. Para os médicos, a tecnologia permite uma atuação mais precisa e segura, como explica o cirurgião geral Renato Rezende, que já realizou milhares de procedimentos no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, reaberto em 2017.

“Este equipamento é o futuro da medicina. A cirurgia robótica fornece imagens em alta definição. Ela se assemelha à videolaparoscopia, que também é um procedimento minimamente invasivo. A grande diferença é que o operador fica numa cabine, fora do centro cirúrgico. Para tal, faz-se necessária a devida capacitação de toda a equipe envolvida, e isso nós também faremos sem precisar sair do Pilar”, afirma o cirurgião, destacando a plataforma do treinamento que acontece por meio de um simulador e de forma simultânea, para médico e assistente.

“O robô vai ser utilizado em cirurgias gerais, urológicas e do aparelho digestivo, a exemplo da bariátrica. Ou seja, ninguém mais vai precisar deixar o estado para, em havendo necessidade, submeter-se à cirurgia robótica. Pilar sai mais uma vez à frente porque teremos também o Hospital do Futuro, que, muito em breve, será uma referência no atendimento à população”, ressalta Renato Rezende.