Educação: Pilar bate recorde de aprovação no ano letivo de 2021

HomeEducaçãoEducação: Pilar bate recorde de aprovação no ano letivo de 2021

Educação: Pilar bate recorde de aprovação no ano letivo de 2021

Não há desenvolvimento sem se investir em educação pública e de qualidade. Este é o lema da Prefeitura do Pilar, que obteve mais uma grande vitória. Isso porque 99,1% do total de alunos do 1º ao 5º ano foram aprovados no ano letivo de 2021. Este é o maior índice dos últimos 10 anos na rede municipal de ensino.

Já entre os alunos do 6º ao 9º ano, o índice também foi expressivo, de 98,6%. E para entender o que levou o Município a conquistar resultado tão importante, basta conferir o processo de modernização de toda a rede – que passa pela garantia de condições de trabalho e permanente valorização do servidor.

Pilar, inclusive, saltou de 5,9 mil, em 2017, para os atuais 8 mil alunos matriculados, como explica o secretário de Educação, Clewinho Cavalcante.

“Nós fomos o primeiro Município a retomar as aulas presenciais em Alagoas, no dia 05 de março. E para superar os impactos da pandemia, iniciamos um grande projeto de recuperação da aprendizagem, com reforço escolar no contraturno e o engajamento de toda a equipe de profissionais da Educação”, conta o secretário. Paralelamente, a Prefeitura também providenciou o pagamento de progressões que se encontravam pendentes, bem como de gratificação por produtividade, além de reajuste e até 14º salário. O reflexo de tamanho cuidado com a qualidade do ensino é visível, por exemplo, em qualquer das escolas que – para auxiliar os pais de alunos que não têm com quem deixar seus filhos enquanto trabalham – seguem abertas neste mês de janeiro.

Prefeito do Pilar, Renato Filho destaca também a oferta de internet e a distribuição de chromebooks para os alunos da rede pública – o Município, inclusive, foi o primeiro do Nordeste a adotar a plataforma Google for Education.

“O Município não tinha dinheiro sequer para pagar toda a folha de pessoal. Ou seja, não sobrava nada para investimento. Mas, graças ao empenho de toda a equipe, organizamos as finanças e conseguimos fazer com que nossa rede crescesse mais de 30% mesmo em meio a uma pandemia. Temos, inclusive, comprado escolas particulares para ampliar vagas”, afirma o gestor.

Por meio de uma busca ativa, a Prefeitura também passou a contemplar, inclusive, os pais dos alunos que desistiram de estudar ou simplesmente nunca frequentaram uma sala de aula.

“Conseguimos combater o analfabetismo e melhorar a vida das pessoas com iniciativas como o Bolsa Viva Bem [programa de transferência de renda direta para famílias de baixa renda]. Além disso, já são três novas escolas construídas e tantas outras reformadas. E não para por aqui. Em fevereiro, vamos inaugurar, ainda, a primeira escola pública bilíngue do Pilar e do Brasil”, destaca Renato Filho.