HomeInclusão SocialPraça do CRIA, novos ônibus escolares e mais beneficiários do Bolsa Viva Bem: pilarenses celebram conquistas

Dezesseis de fevereiro vai entrar para a história do Pilar como um dia mais que especial para milhares de pilarenses. É que a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garantiu mais uma série de investimentos em diversas áreas, de parque infantil ao direito à moradia digna, fortalecendo a oferta de serviços públicos, fomentando o desenvolvimento e beneficiando, sobretudo, aqueles que mais precisam.

Em solenidade no bairro do Bomfim, na Chã do Pilar, o prefeito Renato Filho recebeu o governador Renan Filho para inaugurar uma praça do programa Criança Alagoana (CRIA) e entregar três equipamentos do Fortalece Alagoas, sendo dois ônibus escolares e uma máquina motoniveladora.

Já por meio do programa Minha Cidade Linda, o Pilar vai receber R$ 4,4 milhões em recursos para o calçamento de 16 ruas, totalizando 5,6 quilômetros lineares. Outro detalhe é que todas as casas localizadas nas vias beneficiadas pelo programa terão suas fachadas pintadas. A cidade vai ganhar quatro kits de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre (parque infantil e academia de ginástica), enquanto as praças serão revitalizadas, beneficiando, diretamente, os mais de 35 mil moradores.

Prefeito e governador também assinaram convênios para a construção de 145 casas destinadas a marisqueiras e pescadores da cidade, autorizando, ainda, a 3ª etapa da revitalização da orla lagunar e distribuindo 182 cartões do CRIA (cujos beneficiários recebem R$ 150 mensais), além de outros 300 do programa Bolsa Viva Bem Pilar – que já contempla 4.250 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Quem também participou do evento foi a coordenadora estadual do programa CRIA, primeira-dama Renata Calheiros, que, na oportunidade, anunciou a construção de duas creches no Pilar – juntas, elas irão atender 400 crianças pilarenses, aprimorando, assim, o desenvolvimento integral na primeira infância.

Desenvolvimento

O prefeito do Pilar, por sua vez, destacou a importância do apoio irrestrito do governador Renan Filho, externando sua gratidão pela parceria firmada ainda em seu primeiro mandato como chefe do Executivo Municipal.

“As pessoas passaram a conhecer o Pilar do desenvolvimento graças também à importante contribuição do governo estadual. Aqui estou com a mesma energia, a mesma determinação e o mesmo amor pelas pessoas com o qual iniciei o meu trabalho. Hoje, conheço cada família e rua dessa cidade, de modo que todos, sem exceção, sabem que podem contar comigo. E escolhemos o Alto do Santo Cruzeiro para receber as ações do Minha Cidade Linda para dar uma nova demonstração de que podemos fazer ainda mais pelos que mais precisam”, afirmou Renato Filho, recordando, com saudosismo, o lançamento do Bolsa Viva Bem.

“Começamos, lá em 2017, com apenas 250 pessoas contempladas. Alcançamos, cinco anos depois, mais de quatro mil beneficiários. Além disso, entregamos novas escolas e reformamos as que já existiam porque não há desenvolvimento sem educação. Também reabrimos o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, construindo, ainda, um hospital que será referência para todo o estado. Portanto, costumo dizer que, apesar de já ter pensado em cursar medicina, seguindo, assim, a carreira de meu pai, considero-me uma pessoa muito feliz por ajudar as pessoas de outra forma, por garantir oportunidades aos pilarenses. Afinal, não se consegue desenvolver uma cidade sem que as pessoas estejam felizes”, emendou o gestor, acrescentando que o Município já ultrapassa em 50% o limite mínimo constitucional dos recursos destinados à agricultura familiar, tendo, com isso, triplicado o investimento em merenda.

Após a solenidade, prefeito, governador e comitiva também visitaram as obras do Hospital do Futuro e da Escola de 20 Salas, além da Casa da Mulher Pilarense, que acolhe mulheres vítimas de violência e oferta, entre outros serviços, várias especialidades médicas.